• pamelamr

A Origem do Girassol


Também famoso por passar o dia acompanhando o ciclo do sol, o girassol surgiu nos Estados Unidos, mas hoje é cultivado no mundo para extração de óleo.


As sementes, produzidas após a floração no lugar onde era o miolo da flor, são muito apreciadas por pássaros, por isso, se tiver girassóis plantados num canteiro, pode esperar a visita dos bicudos assim que as flores secarem. Aliás, os pássaros não só consomem a semente do girassol como também as disseminam. Não se surpreenda se ver um girassol nascendo num terreno baldio, em uma calçada ou até mesmo na varanda.



Cultivar Girassol


Apesar de o cultivo do girassol ser basicamente simples, pois tem como característica ser resistente às variações climáticas, sua manutenção exige alguns cuidados para que ele se mantenha saudável. Essa flor pode ser cultivada tanto em solo quanto em vaso.


· Cultivo em solo


Quando cultivado em solo, este não pode ser muito úmido e é essencial que as flores recebam a incidência dos raios solares diretamente. O uso de húmus de minhoca (adubos naturais) também é necessário para que a flor se desenvolva adequadamente.


Os girassóis precisam de regas diárias, no entanto, devem ser feitas com moderação, principalmente em épocas mais quentes. Vale lembrar que o melhor período de plantio dessa flor ocorre nos meses de abril e outubro.


· Cultivo em vaso


Para cultivar o girassol em vaso a primeira coisa a ser feita é escolher a semente, que pode ser realizada em um centro de jardinagem. No entanto, você deve atentar para o tipo de semente, pois apenas o girassol anão pode ser cultivado em vaso.


Compre recipientes próprios para girassóis que contam com um tamanho de 30 a 40 cm de largura, suficientes para a maioria dos tipos anões.


Para cultivá-lo, primeiro coloque uma camada de material de drenagem, como cascalho, pedaços de terracota ou pedras. Depois, adicione ao recipiente a mistura de compostagem e a de solo comercial. Mantenha um nível de 2,5 cm a partir do topo do vaso. Não se esqueça de regar bem.



Cores para o girassol


O amarelo não é mais a cor que identifica o girassol. Novas variedades, surgiram no segundo semestreo do ano de 2002, produzem flores nas cores vinho, rosa-claro, rosa escuro, amarelo-limão de centro claro, amarelo-limão de centro escuro, mesclado, ferrugem escuro, ferrugem claro e estriada na forma de raios de sol.


O melhoramento genético tradicional que resultou nas novas cores foi feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja, de Londrina (PR), de 1996 a 2001, e teve investimentos de R$ 111 mil. “As variedades foram desenvolvidas para suportar as condições climáticas em campo aberto, por isso não há necessidade de grandes gastos com estufas”, explica o pesquisador Marcelo Fernandes Oliveira.


Quando o Programa de Girassol Ornamental teve início, a Embrapa Soja buscava outras formas de utilizar a planta, que se destina à alimentação de pássaros e à indústria de óleo, a qual absorve cerca de 70% da produção nacional de grãos.



Curiosidades sobre o Girassol


O nome científico do girassol é Helianthus, Helia de sol e Anthus para a flor.


Girassol é uma ótima opção para o plantio de atrair pássaros para seu quintal.Girassóis são flores que crescem muito mais rápido. Eles podem crescer 8 a 12 pés de altura em solo rico em seis meses. Ele exige apenas de 90 a 100 dias do plantio até a maturidade.


Na antiga União Soviética cresce a maioria dos girassóis. O girassol é a flor nacional da Rússia.

O girassol é nativo da América do Norte e foi usada pelos índios para alimentos e petróleo. Alguns agricultores usá-lo para alimentar o gado.


Usamos sementes de girassol para fazer óleo de semente de pássaro e para beliscar. Eles têm muito cálcio e outros 11 minerais importantes. Eles têm 50% de gordura, mas é principalmente o ácido linoléico poliinsaturada.


Girassol selvagem é altamente ramificado com cabeças pequenas e sementes pequenas, em contraste com a cabeça de uma única semente.


Uma característica de girassol bem conhecido é que as inflorescências acompanhar o movimento do sol, um fenômeno conhecido como heliotropismo.


A orientação diária da flor para o sol é um resultado direto do crescimento diferencial do caule. Um regulador de crescimento das plantas, ou de auxina, acumula-se no lado sombreado de uma planta quando as condições de luz desigual prevalecer.


Devido a esse acúmulo, o lado mais escuro cresce mais rápido do que o lado iluminado. Assim, as curvas de haste em relação ao sol.


As sementes de girassol são ricas em óleo, que armazenam como uma fonte de energia e de alimentos. As sementes de girassol são esmagados para nos dar óleo. Podemos usar óleo de girassol para cozinhar.


Um girassol pode ter até 2000 sementes.


Existem dois tipos de sementes de girassol. O óleo é feito a partir de sementes pretas e snacks são feitas a partir de sementes listradas. As sementes de girassol são também utilizadas para alimentar as aves.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo