• pamelamr

Decoração de loja com plantas


Ter uma loja vai além de simplesmente expor produtos em um espaço para venda.Em função disso, aumenta a cada dia o número de profissionais que estudam estratégias para melhorar o PDV (ponto de venda).


Muitas vezes a atenção a apenas um detalhe pode fazer a diferença na experiência do seu cliente.


Mas afinal, como as plantas interferem no ambiente? Sem dúvida, elas auxiliam na purificação natural do ar, podem reduzir o estresse e a ansiedade, além de contribuírem para reduzir os sons de fundo.


É comum que muitas lojas fiquem localizadas em centros comerciais movimentados, então é claro que esses benefícios que citamos podem ajudar a aumentar a produtividade dos seus colaboradores, assim como a sensação de bem-estar do seu cliente.


Embora muitas pessoas associem plantas com decoração apenas para casa, é cada vez mais comum fazer uso delas também na decoração de ambientes comerciais.


Confira abaixo, alguns dos benefícios e as maneiras mais inteligentes de utilizá-las.



O que levar em conta na decoração de uma loja com plantas


Até mesmo uma pequena loja pode se beneficiar de uma decoração com plantas, entretanto, você deve analisar diversos fatores antes de colocá-las no interior do estabelecimento pois, estamos lidando com um ser vivo e orgânico. Sendo assim, eles crescem, morrem, caem folhas e ocupam espaço.


Você deve considerar,além disso, utilizar apenas plantas que se desenvolvem bem em interiores e que sejam naturais da sua região.


No dia a dia, você pode encontrar algumas dificuldades em dar atenção a possíveis problemas de crescimento da planta. E, com certeza, deixar as plantas em um estado de negligência pode ter um efeito contrário ao desejado,dando a impressão de loja com aparência de bagunça e abandonada. Além disso, você ainda precisa considerar se essas plantas podem causar algum impacto prejudicial aos seus produtos que ficam expostos junto a elas.


Plantas grandes na decoração da loja


Plantas grandes são duplamente eficazes para decorar uma loja. Além dos benefícios que já citados, elas ainda ajudam a separar diferentes setores das lojas.


Usando a criatividade, você pode apostar nelas em quase todos os ambientes,porém elas ficam mais interessantes em lugares espaçosos.



Outra ideia muito boa é aproveitar a presença de plantas para criar uma relação com as estações do ano. Na primavera, por exemplo, você pode apostar em arranjos de flores. Seja na vitrine ou no interior. Já no verão, plantas tropicais podem ser as protagonistas. E, no outono e no inverno, é possível fazer composições com galhos e folhas secas.


As plantas grandes auxiliam, também, a conferir a personalidade na decoração da sua loja, ao mesmo tempo em que a torna mais convidativa.


Algumas sugestões que com certeza vão acrescentar mais vida ao interior da sua loja, incluem:


  • Palmeira


  • Figueira de folha de violino


  • Ave do paraíso


  • Yucca



Plantas médias na decoração da loja


Diferentemente das plantas grandes, as médias são uma ótima opção para peças de piso ou peças centrais em grandes expositores de mercadoria. Além disso, em função do tamanho intermediário, a gama de opções torna-se bem maior.


Enquanto as plantas grandes costumam ser mais rígidas, as médias são mais diversificadas em cores e texturas, sendo assim, é mais fácil agregá-la a identidade visual da loja ou da marca.


No entanto, devemos reforçar que, aqui, o mais adequado é utilizar plantas de baixa manutenção, do tipo que suporta menos presença de luz e de calor do sol, e que não precisem de uma rega muito frequente.


Por exemplo, se sua loja for muito aberta e recebe muita luz natural, aposte nos cactos e outros tipos de plantas suculentas.



Plantas pequenas na decoração da loja


As plantas pequenas são mais adequadas para os detalhes do interior da loja. Experimente, por exemplo, inserir algumas plantas nas prateleiras, seja para dividir setores ou, simplesmente, para dar uma revigorada no visual do ambiente.


Você também pode considerar fazer o contrário: colocar diversas pequenas plantas em volta de um único produto, para destacar algum lançamento ou algo que está em promoção


Esta é, também, uma excelente opção para criar um visual que possa proporcionar boas fotos de produtos para as redes sociais do seu negócio e melhorar o engajamento. Sendo assim as plantas e as flores, podem ajudá-lo a vender melhor.


Veja a seguir algumas opções que você pode levar em consideração na hora de escolher uma planta pequena para embelezar a sua loja:


  • Zamioculca


  • Rosa do Deserto


  • Peperômia Melancia



Plantas pendentes na decoração da loja


As plantas que permanecem suspensas são, com certeza, uma adição e tanto na decoração.


Você pode pendurá-las no teto, criando um visual aconchegante, ou então deixá-las nas paredes. O formato das plantas que crescem de cima para baixo,pode também ajudar a esconder possíveis imperfeições do teto, colunas no meio do caminho, defeitos nas paredes e o que mais você precisar disfarçar.


Entretanto, é necessário ter muito cuidado com as plantas pendentes, pois, com frequência, elas provocam sujeiras indesejadas.


Algumas plantas que ficam perfeitas nesse formato, incluem:


  • Filodendro de folha de coração


  • Variedades de samambaia


  • Hera


  • Renda portuguesa


  • Rhipsalis


  • Jiboia

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo