• pamelamr

Flor de Lótus


No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.


No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.


É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.


Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.


Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.


A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.


É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.


Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.



Significados das cores da flor de lótus


Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.


Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.


Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.


Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.


A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.



Flor de Lótus na Mitologia Grega


Na mitologia grega, os Lotófagos são um povo que vivia numa ilha perto do Norte de África e que como o nome indica, comiam plantas e flores de lótus. Estas plantas têm o efeito de um narcótico que causa um sono pacífico e também amnésia a quem as ingerir.


Na Odisseia de Homero, existe um episódio em que três homens são enviados para a ilha de forma a investigá-la. No entanto, por comerem as flores de lótus como os restantes habitantes, esquecem que têm que voltar para o barco. Mais tarde, Ulisses consegue resgatar os homens e teve mesmo que os amarrar ao navio para que eles não voltassem para a ilha. Através desta história, Homero demonstra toda a sua criatividade e conhecimento a respeito do ser humano, porque a amnésia causada pela flor de lótus é uma coisa que muitas pessoas desejam: a possibilidade de começar de novo, de renascer e apagar o passado.



Quais os benefícios de cultivá-la em casa?


Para começar, a flor de lótus pode ser uma ajuda para o alívio da tosse. Uma pesquisa indicou que a mistura do pó da flor pode ser um ótimo aliado para resolver esse problema. Além disso, um composto do embrião da semente da planta pareceu ter potencial até para impedir a disseminação de células cancerígenas no pulmão.


O lótus ainda pode ser misturado a chá verde e ser passado no rosto para prevenir acnes, pois ele pode reduzir a quantidade de sebo produzido no rosto. Inclusive, o sebo é a substância que pode causar a acne.


Sabia que um dos usos mais tradicionais dessa flor na medicina chinesa é para aliviar a diarreia? É só mergulhar as sementes da flor em água morna, deixar no copo por algumas horas e depois beber. Um remédio fácil e caseiro para ajudar na flora intestinal.



Receitas com flor de lótus


Para além do uso medicinal da planta, é muito normal na tradição chinesa o envolvimento da flor de lótus na culinária. As sementes do lótus podem ser comidas cruas ou também podem ser transformadas em uma pasta doce ideal para rechear outros pratos doces.


A propósito, dentro da rica culinária asiática, as folhas verdes do lótus também são usadas para cozinhar. É possível envolver grãos de arroz nas folhas para serem cozidos a vapor em cestas de bambu. Dessa forma, depois de cozido, o arroz fica esverdeado e super perfumado.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo