• pamelamr

Flores de Julho, um dos meses mais frios do ano


Quando falamos em flores logo pensamos na Primavera! Mas e nas outras estações do ano, você sabe como se comportam algumas espécies e quais as flores mais frequentes em cada uma?


É comum pensar que ao frio só alguns arbustos mais fortes conseguem resistir, mas muitas flores, mesmo com toda sua delicadeza e aparente fragilidade, podem enfeitar os jardins e os vasos mesmo no mais rigoroso frio. Desde que estejam fortalecidas, algumas espécies alcançam seu esplendor nessa época.



Orquídeas


Lindas, coloridas e exuberantes, as orquídeas estão entre as principais flores para decoração e presentes o ano todo. Para algumas espécies, originárias de climas tropicais, o inverno é um período de mais cuidados, mas para outras a época é muito benéfica, como por exemplo para as dos gêneros Cymbidium e Dendrobium, que precisam da queda de temperatura para florescer. As regas devem ser reduzidas, pois no frio a flor perde menos água.


Uma curiosidade é que algumas espécies de orquídeas entram em estado de hibernação nesse período, exigindo menos nutrientes e água, apenas precisam de mais proteção para não ficarem expostas à geadas, por exemplo.



Azaleias


As azaleias são incríveis. Quem já esteve em um jardim com azaleias durante o inverno sabe como são ainda mais lindas nessa época.


Com seu colorido enriquecem o cenário, composto pelo clima frio e pela luz do sol. De origem chinesa, é uma flor que basicamente gosta de luminosidade e ar fresco, não exige muita rega nem adubagem e pode enfeitar, além de jardins, sacadas e janelas com muita beleza e cor.



Gérbera


Parente das margaridas, a gérbera é uma das flores que atingem seu esplendor na estação mais fria do ano. Ela prefere solo seco, por isso dispensa muitas regas, precisa de apenas uma ou duas vezes por semana. É uma flor que gosta muito da luz do sol, por isso é ideal para decorar jardins, áreas externas, sacadas e janelas com seu colorido.



Rosas


Encontradas em várias cores (branco, amarelo, champanhe, laranja, cor-de-rosas, vermelhas) as rosas são sempre um sinal de acerto na decoração. São encontradas o ano inteiro, principalmente nos tons: Greta (salmão), Miracle (laranja), Santa Fé (amarela), Vega (vermelha) e Versilia (rosa claro).



Tulipas


Posso dizer que as noivinhas que escolhem casar em meses de frio são privilegiadas. Isso porque elas podem contar com uma das mais belas flores existentes, as tulipas. Flores super nobres, elas são uma das preferidas para os buquês.


Sua gama de cores vai do branco, aos diversos tons de amarelo e laranja, passando pelo rosa pink, chegando até o vermelho. Também são encontradas num tom de roxo bem escuro, quase preto.



Amor perfeito


Lindas, coloridas e charmosas – são as flores do amor-perfeito! E, ainda por cima, são bastante resistentes ao frio, suportando, inclusive, geadas. Essa espécie de planta perene é bastante delicada, demandando boa exposição à luz solar e terra bem fertilizada.



Boca – de – Leão


A boca-de-leão apresenta uma ampla diversidade de tons e poder ornamental – fica linda em vasinhos coloridos, complementando a decoração dos ambientes. Suas flores desenvolvem-se com vigor entre o final do inverno e o início da primavera.


Trata-se de uma espécie que apresenta bastante resistência ao frio. No entanto, para que ela se desenvolva bem, é importante que, antes de a temperatura começar a baixar, se faça adubação a fim de fortalecer a planta.



Dicas para ter belas flores neste mês gelado


Para que suas flores se mantenham bonitas e saudáveis, é importante ter atenção redobrada quanto ao momento de irrigar suas espécies – no frio, a evaporação da água é reduzida, então cuide para não encharcar suas plantinhas e só regá-las quando o solo estiver secando. Quanto à poda, a recomendação mais geral é de que seja feita um pouco antes de iniciar o inverno, para que suas espécies possam florir bem ao longo da estação. E, durante o inverno, a dica é retirar apenas as flores e folhas secas.


Igualmente, a adubação também deve ser feita antes do início da estação, para que suas flores estejam bem nutridas para enfrentarem o frio e fiquem exuberantes.


Por fim, vale lembrar de que esse é um bom momento para agir preventivamente a fim de evitar e combater doenças e pragas, visto que no frio elas tendem a se proliferar menos.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo