• pamelamr

O que é Urban Jungle?


Urban Jungle é um estilo de decoração que inclui plantas e elementos ligados à natureza em ambientes internos.


O objetivo é proporcionar um clima de floresta para moradias urbanas, proporcionando uma sensação de aconchego e bem-estar.


O Urban Jungle nasceu da necessidade de aproximar pessoas que vivem nas grandes cidades do meio ambiente.


Além disso, nos últimos anos houve um aumento significativo da preocupação com a sustentabilidade no mundo todo. Diante disso, o Urban Jungle surgiu como forma de resgatar a relação com o verde, incluindo a natureza dentro de casa.


Em tradução literal, o termo significa floresta urbana. Essas duas palavras representam bem o que é uma Urban Jungle.


Ao pensar no termo “floresta urbana”, diversos tipos de locais podem vir à mente: parques no meio das grandes cidades, bosques, reservas ambientais… essas podem até ser, de fato, florestas urbanas. Mas, na verdade, não é disso que estamos falando quando usamos o termo Urban Jungle.


Faz parte desse estilo de decoração trazer os mais diversos elementos que remetem à natureza, sendo assim temos infinitas possibilidades, como por exemplo: pedras, madeira, vasos de barro, pequenas fontes d’água, areia etc.


Além disso, também faz parte do estilo Urban Jungle complementar esses elementos naturais com outras peças que representam os elementos naturais como: obras de arte, papéis de parede, estampas, cores e até mesmo acabamento dos móveis


Como começar seu projeto Urban Jungle


Escolhendo as plantas


A ideia é trazer o conceito de floresta para dentro de casa, então naturalmente as plantas e flores, são as grandes protagonistas.


No estilo Urban Jungle, quanto mais plantas melhor! Porém não basta escolher qualquer espécie aleatoriamente, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração.


Entenda o que você precisa saber antes de começar a adquirir as plantas que vão compor a sua floresta urbana:



Luminosidade


As plantas possuem diferentes necessidades de luminosidade e cuidados, por isso não adianta investir em muitas plantas para determinado ambiente se essas são plantas que precisam de diferentes intensidades de luz.


Analise se o local está bem iluminado, ou se é mais carente de luz, se há bastante luz solar entrando no ambiente, ou se é uma varanda que recebe luz solar direta, vale a pena buscar por plantas que gostam de sol.


Entretanto, o mais comum na Urban Jungle é justamente o contrário. Por ser um tipo de decoração aplicada em áreas internas, geralmente a melhor opção são as plantas que se desenvolvem bem com pouca luminosidade.


Então,leve a luminosidade do ambiente em consideração antes de escolher em quais plantas investir.



Escolhendo as espécies de plantas certas


Foque nas folhagens como por exemplo samambaias, jibóias, Costelas de Adão que são plantas que se desenvolvem muito bem mesmo em ambientes com pouca luz. Você também pode combinar as tonalidades e apostar nos contrastes que os diferentes tons de verde podem oferecer.



Se possível, inclua flores


Existem várias espécies de flores que se desenvolvem muito bem em ambientes internos, sem luz solar direta.


Alguns exemplos dessas flores são os antúrios e alguns tipos de orquídeas. Mas lembre-se: em uma floresta, o que predomina é o verde, então cuidado para não exagerar!! Utilize as flores apenas em alguns pontos estratégicos da Urban Jungle, para colorir e dar contraste.



Envolvendo outros elementos na sua floresta


  • Adicione pedras às superfícies dos vasos, como por exemplo em cactos e suculentas. Esses elementos, além de embelezar e dar um toque especial na decoração, colabora com a saúde dessas espécies de plantas.


  • As pedras também são muito bem vindas fora dos vasos. Você pode fazer uso desse tipo de elemento em pontos estratégicos, incluindo peças de decoração em pedra esculpidas ou simplesmente usar da forma que achar que mais combina com a composição que está criando.


  • Os vasos escolhidos fazem toda a diferença no visual da sua floresta. Aposte em opções de vasos de barro, revestidos com madeira, pedras e outros tipos de materiais, desde que sejam (ou imitem materiais) feitos com matéria prima proveniente de elementos naturais


  • A madeira complementa a Urban Jungle de uma forma singular. Você pode aplicar no piso, móveis, nichos etc. Existem muitas possibilidades e todas são válidas. Ser for possível, procure utilizar madeiras de reflorestamento, afinal, a ideia principal é trazer a natureza para dentro da sua casa, sem prejudicar o que está lá fora.


  • Aposte em pequenas fontes de água corrente, elas também são super interessantes para a composição,colaboram com a umidificação do ar, e emitem um som relaxante proporcionando maior sensação de contato com a natureza.



Prestando atenção no todo


Não adianta encher o ambiente de elementos soltos e sem propósito, afinal a ideia da Urban Jungle é ser um refúgio aconchegante, e não uma confusão.


Analise se os elementos estão dispostos de uma maneira que se relacionam e fazem sentido juntos. Se visualmente você não sente que está agradável, teste outras opções até chegar a uma composição harmoniosa e agradável.


Não se esqueça que todos os objetos e elementos do ambiente também precisam combinar, afinal tudo, até os móveis e objetos de decoração fazem parte da Urban Jungle.

Móveis de madeira, revestimentos de pedra, estampas de plantas, são algumas de muitas possibilidades para colocar esse conceito em prática.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo