• pamelamr

Alergia a flores? Conheça 7 espécies hipoalergênicas


Não é incomum encontrar pessoas com alergia ao pólen de algumas flores, e isso pode vir a ser uma grande dor de cabeça para muitos. Afinal, elas são indispensáveis em algumas ocasiões cotidianas, como por exemplo casamentos, aniversários, formaturas e até mesmo na decoração de diversos tipos de ambientes.


A boa notícia é que podemos encontrar diversas flores que podem ser utilizadas por pessoas alérgicas ao pólen.


Essas espécies podem ter um teor de pólen menos, ou ainda possuir um pólen pegajoso. Esse tipo de pólen não se espalha pelo ar, evitando assim os espirros que caracterizam as crises alérgicas.


Veja a seguir quais são as melhores flores para quem tem alergia e aproveite a companhia das flores.



1- Cravos


Os cravos são um clássico e ainda favorecem na prevenção de alergias. O que os torna seguros para os alérgicos é o fato de que não possuem pólen em abundância.


Eles são flores com uma textura adorável para qualquer buquê ou arranjo, e ainda é possível encontrá-lo em diversas opções de cores


Aposte em qualquer variedade de cravos para um buquê perfumado e encantador. Eles são fáceis de encontrar e cultivar. São, sem dúvida alguma, uma escolha perfeita para quem precisa de flores que não causam alergia.



2- Girassóis


Eles são alegres, brilhantes e encantadores, os girassóis são considerados hipoalergênicos pois possuem pólen pegajoso.


Com exuberância marcante, eles iluminam o ambiente e são uma escolha perfeita para protagonizar o buquê e a decoração.


Você pode fazer uma combinação de girassóis vívidos e coloridos com outros tons quentes ou utilizar flores neutras para destacar seus tons inconfundíveis.


Além disso, os girassóis sempre estão em alta no verão, mas são muito fáceis de encontrar e produzir em qualquer época do ano.



3- Orquídeas


As lindíssimas orquídeas são flores ornamentais e tropicais que impressionam a todos pela beleza e variedade.


Existem inúmeros tipos de orquídeas, e muitas delas são perfeitas para pessoas alérgicas, pois também têm baixo teor de pólen.


Variedades como Paphiopedilum, Phalaenopsis e Dendrobium são consideradas as melhores para pessoas que têm sensibilidade a cheiros fortes.


Ainda que os nomes das espécies sejam um pouco complicados, você sempre pode pedir ajuda ao florista na hora de escolher a espécie com menos pólen e perfume para qualquer ocasião.



4- Lírios Asiáticos


Os lírios asiáticos são uma alternativa incrível para pessoas alérgicas que não abrem mão de uma bela decoração exuberante.


Tradicionalmente, os lírios representam beleza e paz. Você pode fazer uso dessa espécie em diversas ocasiões, sendo muito especiais e adequados para presentear, por exemplo.


As variedades que exalam menos perfume são as ideais para usar em buquês antialérgicos.


Um ponto positivo que podemos destacar, é que os lírios podem ser encontrados em uma grande variedade de cores. Você pode apostar no branco para expressar leveza e no rosa para criar um clima romântico.



5- Hortênsias


Elas são flores clássicas e tradicionais, muito utilizadas em composições no paisagismo, pois além de não causarem alergias respiratórias, ainda se apresentam como lindos arbustos cheios de flores delicadas e coloridas. Essa variedade de cores é um dos principais atrativos para os mais diversos usos da hortênsia.


São uma opção muito popular por sua versatilidade e resistência. Quando bem cuidadas, florescem na primavera e no verão, esse fato as tornam as favoritas de muitos jardineiros.


As flores cheias e elegantes sse destacam em qualquer tipo de decoração, buquê ou arranjo.


As hortênsias possuem pólen pegajoso, ou seja, seu pólen não se espalha no ar e assim não causa reações alérgicas.


As flores são impressionantes pois são grandes, espessas e icônicas. Presentear alguém com um buquê de hortênsias certamente arrancará muitos sorrisos!



6- Rosas


As clássicas e apaixonantes rosas certamente não poderiam ficar de fora desta lista das flores para quem tem alergia. Afinal, elas são as favoritas para muitas pessoas.


Com uma enorme variedade de aromas, os mais suaves são os mais indicados ​​para evitar as alergias.


Um ponto muito positivo que podemos destacar sobre as rosas é que podemos encontra-las em diversas cores, por isso, é possível usá-las em diferentes ocasiões, temas, épocas do ano e para transmitir diferentes sentimentos e mensagens.


O que torna a rosa uma flor segura para os alérgicos é que seu é muito grande. Ou seja, é improvável que ele seja transportado pelo ar.



7- Tulipas


As tulipas são flores apreciadas em todo o mundo devido às suas flores elegantes e alegres.


Presentear alguém com tulipas é um gesto muito especial pois elas simbolizam pureza e lealdade. E além disso elas ainda são uma ótima opção para agradar as pessoas que possuem sensibilidade ou alergia.


As tulipas são flores de bulbo de primavera, porém não é difícil encontrá-las em qualquer época do ano. Sua baixa quantidade de pólen torna as tulipas seguras para uso em buquês de flores e decoração de ambientes, pois devido a isso não causam sintomas alérgicos.


Existem diversas cores lindas e vivas de tulipas, como por exemplo o rosa, vermelho, laranja e amarelo.


Além de serem flores incrivelmente bonitas, elas são especialmente indicadas para as mais diversas finalidades, como por exemplo na decoração de eventos. Afinal, é claro que é sempre uma boa ideia apostar em flores hipoalérgicas nessas ocasiões que reúnem muitas pessoas, pois assim podemos evitar a crise alérgica de algum convidado sensível ao pólen.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo