top of page
  • pamelamr

Flores para o verão e outono


Muita coisa além das roupas que a gente veste muda durante as estações mais frias do ano. O seu jardim também pode se adaptar e ganhar um frescor de novidade. Por isso, hoje vamos te dar algumas 6 dicas de flores de outono e inverno para jardim.


A partir das nossas dicas, seguindo os cuidados de cada espécie, você vai ver que seu jardim, seja ele pequeno ou grande, vai ganhar beleza, arte e frescor. Mesmo que, nesse período, você não passe tanto tempo do lado de fora, um novo espetáculo vai surgir quando olhar pela janela.



Quais são as espécies ideais de flores de outono e inverno?



1 – Amor-perfeito


Essa florzinha simpática chamada de amor-perfeito, ou também viola tricolor, é super resistente ao inverno. Enquanto muitas flores e plantas simplesmente morrem depois de uma geada, essa espécie é capaz de resistir as temperaturas mais extremas. Talvez isso não seja tanto um problema nas regiões mais quentes do Brasil. Mas os apaixonados por flores que vivem mais ao sul do país, certamente podem investir na amor-perfeito.


Sobretudo, o que mais chama a atenção dessa flor é a delicadeza. Como ela atinge, no máximo, 15 centímetros de altura, essa não é uma flor que vai criar super ambientes. Porém, ela é perfeita para fazer um charme nos detalhes. Além disso, a amor-perfeito é encontrada em cores que têm destaque pela sua força e beleza, assim como vermelho, amarelo, roxo e azul.



2 – Camélia


As camélias são um tipo de flor que florescem o ano todo. Mas é no inverno que as camélias vão ganhar um charme todo especial que vai alegrar o jardim e surpreender quem olha. Além de ela ficar mais saudável nos dias frios, durante o outono e o inverno as pétalas das camélias têm mais chances de nascerem com duas cores ao mesmo tempo. O que deixa ela com esse aspecto marmorizado que é praticamente uma obra de arte da natureza.


Mas aqui vai uma dica de ouro: as camélias precisam ser regadas duas vezes na semana. Durante o inverno, em que o tempo é mais seco, não espere pela chuva. Crie na sua rotina o hábito de regá-las. Além disso, fale com a sua floricultura preferida e peça dicas de um bom composto orgânico para nutrir o solo onde você vai plantá-las.



3 – Ciclame


Outras flores de outono e inverno para jardim que vale a pena cultivar são as ciclames. Como elas são originárias dos países mediterrâneos, que tem um inverno bem frio, elas são muito resistentes às condições mais extremas. As ciclames dão um tom romântico para qualquer jardim, afinal, você encontra elas na floricultura em tons de rosa e vermelho.


Só que, bem diferente das camélias, você não pode regá-las demais. Quando você for fazer a rega, coloque uma quantidade moderada direto no solo, e não sobre as flores. Você não deve deixar de regá-la, mas água demais pode matar as ciclames bem rápido.



4 – Cravo


Se tem uma flor que, visualmente, tem tudo a ver com o outono e o inverno são os cravos. Essa espécie tem uma aparência naturalmente rústica, que combina com as decorações mais intimistas das estações frias.


Como são estações mais secas, os cravos têm no outono e no inverno o clima ideal. Essa é uma flor que não deve ficar úmida demais. Contudo, nada de solo seco seco, também!


O cravo também se destaca pelo cheiro, que se espalha facilmente no ambiente. Quando passar aquela brisa gostosa no jardim, o aroma dos cravos vão surgir como uma boa surpresa. E dentro de casa podem ser que eles se destaquem até demais, o que pode incomodar algumas pessoas. Porém, o cravo é, inegavelmente, um ponto alto na decoração de qualquer ambiente.



5 – Cerejeira


Outra dica são as cerejeiras. O florescimento dessa flor é entre julho e agosto, aqui no Brasil, ou seja, final do inverno. Isso acaba fazendo uma transição belíssima para a primavera. Porém, essa é uma espécie que só cresce em climas frios. Em lugares mais tropicais, como norte e nordeste do Brasil, a árvore de cerejeira não vinga.


As cerejeiras têm essa coisa pomposa. Dentro da época do florescimento, ficam apenas as flores. E fora de época, só se veem as folhas. Ou seja, durante o ano todo, a cerejeira embeleza o espaço.



6 – Gardênia


Poucas flores são tão luminosas e elegantes quanto as gardênias. Elas são de origem asiática, ou seja, elas são muito acostumadas aos invernos rigorosos. Por isso elas são uma aposta certeira como flores de outono e inverno para jardim. E não só para jardim, afinal, elas dão uma leveza aos ambientes internos, também.


Na hora de comprar a sua muda de gardênia, é importante prestar atenção na cor das folhas. Quanto mais escuras elas forem, mais resistentes elas vão ser. Assim, você pode ter certeza que elas vão durar facilmente durante os meses de cobertor e chocolate quente.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page