• pamelamr

Flores para felicidade: Como usar as flores para melhorar o seu humor

E se você pudesse melhorar seu humor através das flores? Sim, isso é possível!



Desde os tempos mais antigos, as flores vêm sendo amplamente utilizadas como verdadeiras curandeiras. Elas auxiliam na prevenção do estresse e são capazes até de nos fazer ficar mais calmos.


Quando falamos de felicidade, não trata-se apenas da sensação de estar feliz. Mas, sim, várias melhorias que podem ser feitas em momentos pontuais do dia a dia e que podem acrescentar muito no seu bem estar.



As flores que te ajudam a dormir


Não existem dúvidas que para nossa felicidade, uma boa noite de sono é essencial, isso contribui para nossa saúde, bem-estar e bom humor.


Sendo assim, uma das flores da felicidade é a lavanda. Já é comprovado que o perfume dessa planta ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. em um quarto cheirando a lavanda, qualquer um pode relaxar e, como consequência, dormir muito melhor melhor.


Outra flor que também é indicada para o sono é a gérbera. Elas liberam oxigênio no ar ao longo da noite, por isso, sendo assim, vale a pena manter um vaso delas no seu quarto. Uma boa oxigenação do ambiente é um ótimo regulador da qualidade do sono.



Flores, felicidade e saúde



A Sociedade Americana de Horticultura realizou um estudo que apresentou de forma consistente o papel das flores como auxiliadoras na recuperação de pessoas doentes.


Na pesquisa em questão, as pessoas que ficaram por um período num quarto com flores registraram frequência cardíaca mais baixa, pressão arterial estável bem como avaliaram as dores sentidas em níveis mais baixos do que as pessoas que não foram expostas às flores.

Além disso, essas pessoas se sentiram muito menos fatigadas e relataram sentimentos positivos em relação à estadia no ambiente com as flores.


O estudo não focou em nenhuma espécie específica, ou seja, você pode escolher as suas flores favoritas quando precisar recuperar as energias levadas por alguma enfermidade.



Flores da felicidade e a psicologia das cores


Como as cores presentes em um ambiente fazem você se sentir? As cores têm relação direta com os nossos diferentes estados emocionais.


O vermelho, por exemplo, pode representar o amor, mas também pode simbolizar a raiva, o perigo e o estado de alerta.


Já no caso do amarelo, representa a felicidade, o sol, a luz.


O azul remete a calma e estabilidade mas também pode encher o lugar de tristeza.


O verde é uma cor de permissão e está muito ligada à sensação de segurança, o que explica a escolha de plantas frondosas preenchendo alguns ambientes.


Sendo assim, muitas vezes, mesmo sem perceber, criamos esse laço muito pessoal e emocional de memórias boas e ruins relacionadas às cores. Isso, de fato, influencia nas reações que vamos apresentar.


Quando for escolher uma cor, é importante pensar não apenas nas espécies, mas também nos tons e intensidades das pétalas. Se você pretende colocar flores na sua casa ou no trabalho, pense em como elas vão fazer você se sentir ao olhar para elas.



Que tal algumas ideias de flores para a sua felicidade?


Flores vermelhas para felicidade


  • Poinsétia

  • Cravo de corte

  • Rosa

  • Gérberas



Flores Amarelas para felicidade


  • Cravo amarelo

  • Crisântemo

  • Lírio

  • Rosa amarela



Flores azuis para felicidade


  • Azulzinha

  • Céu azul

  • Jacinto

  • Orquídea azul




Flores verdes para felicidade


  • Bromélia

  • Trevo de 4 folhas

  • Flor do lúpulo



Flores para ser mais produtivo


As flores também podem nos auxiliar no aumento da nossa produtividade, seja no trabalho ou em projetos pessoais.


Quando nos tornamos mais produtivos, ficamos mais felizes com o resultado disso nos nossos projetos. Além disso, alguns estudos demonstraram que escritórios floridos estimulam a criatividade e a produção dos colaboradores.


Se o local estiver vazio, só com mesas e computadores como decoração, ele até pode parecer bem organizado e limpo. Mas as flores certamente oferecem um estímulo visual revigorante para quem passa pelo ambiente.


E não são só os trabalhadores que frequentam o ambiente que se beneficiam disso. Outros estudos mostraram que salas de aula e espaços de aprendizagem também ganham um estímulo extra e maior frequência dos alunos.



Memoria Olfativa: Flores para lembrar os bons momentos de felicidade


Quem nunca reativou uma memória antiga quando sentiu um cheiro? Essa é a chamada memória olfativa.


A memória olfativa é, de fato, é o que faz o olfato ser um dos nossos sentidos mais poderosos, tanto para pessoas quanto para os animais.


Os cheiros marcam nossa vida de tal forma que eles são capazes de trazer de volta uma memória instantaneamente em nossa mente.


Muitas vezes, o ambiente tem apenas uma única flor, de repente uma rosa ou um lírio, que exalam um cheiro maravilhoso, e o aroma pode ser percebido nos quatro cantos do ambiente. Imagine, então, um buquê inteiro.


Algumas pessoas experimentam lembranças, também, das flores que decoraram a festa de casamento, ou da flor preferida de um ente querido, ou do jardim da casa dos avós.


Tudo isso de fato, deixa um cheiro muito marcante e nos faz voltar no tempo e relembrar os momentos felizes que já vivenciamos.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo