• pamelamr

Qual é o significado da coroa de flores?

O significado da coroa de flores simboliza a vitória do espírito eterno sobre a morte através da vida eterna. É uma forma clássica e delicada de homenagear amigos e parentes que faleceram. Presentes nas mais diversas culturas e religiões, os arranjos de flores para velório em forma de coroa têm origem bastante antiga.




De onde vem costume das coroas de flores?


Existem diversas versões sobre a origem do uso das coroas de flores, remetendo à Grécia e Roma Antigas e possivelmente até mesmo a uma época anterior. Falando de Roma e Grécia, relatos históricos afirmam que o uso inicial dos arranjos em forma de coroa era um pouco diferente: as coroas ou guirlandas eram utilizadas para coroar vencedores de grandes guerras e também figuras e personalidades importantes da sociedade. Produzidos com folhas frescas e ervas, as coroas representavam a força e a vida.


Já as coroas como homenagens fúnebres puderam ser encontradas em túmulos do Egito Antigo, indicando que neste período se utilizavam os arranjos de flores para homenagear os mortos. Outra possível explicação para a origem do uso das coroas fúnebres vem de muitos séculos atrás, momento em que os cartões de condolências, que eram enviados para as famílias que perdiam seus entes queridos, passaram a ser substituídos pelos arranjos de flores.


E qual o motivo da preferência pelo formato circular das coroas? A explicação vem lá da Grécia e Roma Antigas, e remete às guirlandas comemorativas citadas aqui neste texto. Além disso, a forma circular indica a infinitude, simbolizando que a memória de quem partiu permanecerá para sempre entre os amigos e familiares.


Seja qual for a versão verdadeira, o fato é que o uso das coroas atravessa os anos e se mantém como uma das formas mais bonitas de marcar a despedida de alguém com afeto e cuidado.



Coroa de Flores é utilizada pelo ser humano ao longo dos séculos


O tipo mais comum de arranjo fúnebre desde a antiguidade remota é a Coroa de Flores, com registros e documentações que remetem à sua utilização desde a Grécia antiga.


Um símbolo de continuidade, a Coroa de Flores representava o círculo da vida eterna. Quando elaborada com flores especiais que sobrevivem aos invernos mais rigorosos, torna-se o símbolo da força eterna. A Coroa de Flores dos primeiros mártires cristãos expressou a vitória da alma eterna sobre a morte.


Já mais recentemente na Inglaterra por exemplo, entre os séculos 16 a 18, a procissão fúnebre de jovens donzelas era liderada por uma jovem de idade semelhante, carregando uma Coroa de Fores brancas para simbolizar a pureza da falecida.


Já na época vitoriana, quando se utilizavam as flores como praticamente uma linguagem e meio de comunicação, as Coroas de Flores representavam a ressurreição e a vida. As Coroas de Flores montadas com tipos específicos de flores, dependendo da emoção ou sentimento sendo comunicado. A moldura da Coroa de Flores era feita de ramos de salgueiro ou cipreste porque ambos simbolizavam o luto.


A Coroa de Flores é utilizada nos memoriais de guerra e serviços de lembrança de veteranos, podendo inclusive, encontra-las esculpidas em algumas lápides.


Os enterros no mar ou as comemorações das perdas navais no mar costumam ser realizados com a colocação da Coroa de Flores flutuantes na água e, em algumas culturas, a Coroa de Flores carregam velas acesas.



Qual é o simbolismo das flores em um velório?


Biologicamente falando, as flores são os órgãos reprodutores das plantas, de onde sairão as sementes e os frutos no futuro. No entanto, elas têm diversos significados e simbolismos.


Em razão de sua variedade de cores, a sua beleza e ao seu perfume, elas são cultivadas para presentear, homenagear, ornamentar e até mesmo para serem usadas na culinária.


As flores são relacionadas à beleza feminina. Mas ao mesmo tempo, por murcharem muito rápido, simbolizam também a efemeridade e a inconstância da vida. Cada tipo de flor possui um significado. Vejamos algumas delas:


Cravo – liberdade e entrega, amor latente e puro;

Lírio – Paz, inocência e pureza da alma;

Rosa – Símbolo do amor, mas suas diversas cores têm significados diferentes.


No entanto, as flores como um todo podem simbolizar nova vida, energia, jovialidade e vitória sobre a morte.


O costume de colocar flores nas sepulturas vem de cerca de 14 ou 15 mil anos. Nessa época, era comum usar sálvia, hortelã ou outras plantas que tivessem aroma delicado.


O uso tanto das plantas quanto das flores em velórios e sepulturas, inicialmente, eram um sinal de respeito. Elas disfarçavam o odor ruim exalado pelos cadáveres.


Além disso, as flores despertam mecanismos que trazem sensações positivas nas pessoas. Por isso elas são muito usadas também em eventos sociais, não apenas nos velórios.


Em sepultamentos e velórios, as flores simbolizam cor, frescor e beleza, mostrando o ciclo da vida de forma singela. Elas lembram ainda todo o caráter temporário e a fragilidade da vida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo